Pesquise nome assunto

pesquise aqui nome ou assunto desejado.
Quem entra nessa de genealogia é preso pelos antepassados nos seus tempos e de lá não consegue mais sair!
Fazer pesquisas genealógicas e fazer uma viagem no tempo.

BORGES DA COSTA.

Aguardem esta sub-página dedicada aos nossos avós BORGES DA COSTA, dados dos quais estão sendo pesquisados e compilados para futura postagem nesta página.

Se pude contribuir com dados, fotos e histórias, use o comentário abaixo, fornecendo e-mail para respota (que não será divulgado para o público)

Obrigado,

Gilberto Lemes
Adm. do Blog.


EM CONSTRUÇÃO...........
Resumo:
Ano de 1747 - Família BORGES DA COSTA
Foram seus troncos os irmãos Domingos, Miguel e José, naturais de São Pedro do Ateí, Comarca de Chaves, no Arcebispado de Braga, e filhos de Antônio Borges da Costa e de Maria Gonçalves.
Domingos Borges da Costa foi casado com Madalena Cardoso, natural de Aiuruoca e filha de Manuel Vás Guimarães e de Ana Cardoso. Foram pais de 15 filhos, todos eles aqui batizados.
Miguel Borges da Costa foi casado com Tomásia Gonçalves de Morais, natural de Guarapiranga (atual Piranga), Estado de Minas, filha de Custódio Gonçalves Nogueira e de Ana de Morais Sodré.
José Borges da Costa, vindo posteriormente (ano de 1756), foi casado com Domingas Gonçalves de Morais, irmã de Tomásia. (dados extraídos no Website da Familia Borges da Costa em Myheritage.com.)



http://www.myheritage.com.br/site-77834653/website-da-familia-borges-da-costa

Os nossos Borges da Costa, avós dos Silva Lemes em Cambuquira.






Em pesquisas descobri que Miguel Borges da Costa e o seu filho Bonifácio Borges da Costa são citados como "comerciantes" na obra "Comerciantes do Século XVIII"- Índ. de nomes pag.86 da citada obra, sem mais detalhes. Também numa citação na história de Três Corações, Manuel Borges da Costa, descendente destes, figura como proprietário de vários escravos. Também temos, já na obra as Três Ilhoas, que ele tinha uma propriedade que deduzimos ser o que hoje a zona rural do Palmital-Congonhal e adjacências.
Através do trabalho de Bartyra Sette, publicado no site "Projeto Compartilhar", pude chegar às mais remotas origens da família de origem portuguesa,  sendo os nosso avós mais remotos o casal Antônio Borges da Costa e Maria Gonçalves, moradores da Freguesia de S.Pedro de Athey da Comarca de Chaves, Arcebispado de Braga, onde tiveram os seus filhos:
f
O tesouro de Manuel Português:

Corre ainda, até hoje que um tal "Manuel Português" que achamos ser o mesmo teria deixado um baú cheio de ouro e moedas enterrado onde hoje é o Bairro Rural do Congonhal. Isso nos leva a crer que Manuel Borges da Costa deveria ser o mesmo e comerciante de escravos o que justifica a grande quantidade de negros naquela região e ainda o motivo do nome do local. Sendo assim, podemos considerar que os atuais negros da cidade, maioria descendentes daqueles escravos, descendem diretamente dos escravos de propriedade desses comerciante do Sec. XVIII.

Genealogia dos nossos Borges da Costa:

Manuel Borges da Costa e provavelmente o "Manuel Português", filho de Bonifácio Borges  da Costa (natural de Piranga ou Guarapiranga ) e de Maria Joaquina de Gouvea (Nat. de Campanha), sendo Bonifácio, filho de Miguel Borges da Costa e de Tomásia Gonçalves de Moraes (ou Morais).

Maria Joaquina de Gouvea era filha de Bernardo da Cunha Cobra e de Ana Isabel de Gouvea de quem herdara o sobrenome como era de costume naqueles tempos, quando a mulher nem sempre tinha o apelido da família do pai e nem tinha sobrenome ou herdava como neste caso, o "apelido" carregado pela mãe que na maioria dos casos tivera tratamento igual com relação a herança dos sobrenomes de família.

Bernardo da Cunha Cobra era filho de Domingos Rodrigues Cobra e de Antônia Maria de Jesus (que neste caso nem herdou nenhum sobrenome). Bernardo foi também citado como comerciante no livro "Comerciantes do Sec XVIII" e procurador do Conde de Assumar tendo sido acompanhante deste em viagem de recohecimento do "Caminho Velho" de Parati - Guaratinguetá e S.João Del Rey.

Ana Isabel de Gouvea era filha de Manuel Nunes Gouvea e de Rosa Maria do Prado também citada como Rosa Leme do Prado, pela qual os nossos Borges se ligam geneticamente aos Lemes que mais tarde viriam a se unir novamente à família através das filhas de Manuel Borges da Costa, seu  neto.

Já Tomásia Gonçalves de Morais era filha de Custódio Gonçalves Nogueira e de Ana de Morais Sodré
Em pesquisas achamos que um Custódio Gonçalves Nogueira nasceu em Chamoim (?) e sendo ele filho de Domingos Gonçalves e Juliana Fernandes ou Pires, batizado em 1690 (ainda a confirmar). Já Ana de Morais Sodré  seria filha de Antônio Oliveira Pimenta  e de outra Ana de Morais Sodré ( sem confirmação ainda)
Miguel Borges da Costa era Filho de Antônio Borges da Costa e de Maria Gonçalves, que foram moradores da Freguesia de S.Pedro de Athey da Comarca de Chaves, Arcebispato de Braga, conforme dados abaixo:

Veja também mais detalhes da árvore no link abaixo:


http://familytreemaker.genealogy.com/users/o/l/y/Marco-antonio-C-Olyntho-jr/WEBSITE-0001/UHP-Index.html (clique)

 Projeto Compartilhas descobrimos os dados mais confiáveis, objetos de pesquisa de Bartyra Sette:

Antonio Borges da Costa


Bartyra Sette


Alferes Antonio Borges da Costa e Maria Gonçalves foram moradores na Freguesia de São Pedro de Athey da Comarca de Chaves, Arcebispado de Braga, onde tiveram filhos.

Não sabemos se o casal veio para o Brasil, mas seguramente vários de seus filhos aqui viveram e casaram, povoadores que foram da região de Guarapiranga e Campanha-MG, onde encontramos:

1- Miguel Borges da Costa, natural de S. Pedro de Atei Arcebispado de Braga casou com Tomasia Gonçalves de Moraes, natural de Guarapiranga-MG, filha de Custódio Gonçalves Nogueira natural de Chamoim Arc. de Braga e Ana de Moraes Sodre, da Ilha de S. Sebastião-SP, estes já falecidos em setembro de 1760 (batismo de 3-3)

1-1 Maria da Conceição, natural de Guarapiranga, casou com Antonio Martins da Costa, natural de S. André do Sobrado Bispado do Porto, filho de Antonio Martins da Costa e Maria Pinta.
1-1-1 Antonio, batizado na Campanha em 25-12-1763.
B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 25-12-1763 Antonio, f.l. Antonio Martins da Costa n/b na freg. de N. de S. Andre de Sobrado Bispado do Porto e Maria da Conceição n/b na freg. de Guarapiranga deste bispado, np Antonio Martins da Costa, falecido e Maria Pinta, maternos Miguel Borges da Costa e Tomasia Gonçalves a qual foi a madrinha e o padrinho o Cap. João Martins Ribeiro.
1-1-2 Manoel, em 13-04-1766
B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 13-04-1766 Manoel, f.l. Antonio Martins da Costa n. freg. de S. Andre do Sobrado Bispado do Porto e Maria da Conceição n. da freg. de N. S. da Conceição de Guarapiranga bispado de Mariana, padr.: Tome Martins Ribeiro, solteiro e Ana Gonçalves mulher de Jose Ferreira do Amaral. Avos pat. Antonio Martins da Costa, falecido e Maria Pinta, nts da mesma freg. de S. Andre do Sobrado, maternos Miguel Borges da Costa n. de S. Pedro de Atei Arc. Braga e Tomasia Gonçalves de Moraes n. d freg. de Guaapiranga.
1-1-3 Maria, em 16-04-1769.
B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 16-04-1769, Maria de quatorze dias, f.l. Antonio Martins da Costa n. da freg. Santo Andre do Sobrado Bispado do Porto comarca de Penafiel do Conselho de Aguiar de Souzas e Maria da Conceição n. da freg. Guarapiranga deste bispado, np Antonio Martins da Costa e Maria Pinta, falecidos, maternos Miguel Borges da Costa e Tomasia Gonçalves. Padr.: Jose Ferreira do Amaral, e Josefa filha de Miguel Borges.
1-1-4 Quitéria, em 14-07-1771.
B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 14-07-1771 matriz, Quiteria de doze dias, f.l. Antonio Martins da Costa n. da freg. de Santo Andre do Sobrado Bispado do Porto e Maria da Conceição n. freg. Guarapiranga deste bispado de Mariana, avos pat. Antonio Martins da Costa e Maria Pinta, maternos Miguel Borges da Costa e Tomasia Gonçalves. Padr.: Quiteria filha desta e o L.do Manoel Antonio de Sampaio.

1-2 Bonifácio Borges da Costa, natural de Guarapiranga, casou com Maria Joaquina de Gouvea, natural da Campanha, filha de Bernardo da Cunha Cobra e Ana Izabel de Gouvea.
Pais de, q.d.:
1-2-1 Maria, batizada na Campanha em 13-01-1771. Maria Joaquina de Gouvea, solteira, testou na Freguesia do Rio Verde em 29-04-1836 e faleceu em 10-12-1840. Deixou diversos legados e por herdeira a sobrinha Maria Cândida
B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 13-01-1771 Maria de onze dias, f.l. Bonifacio Borges n. freg. Guarapiranga e Maria Joaquina n. desta freguesia, np Miguel Borges e Tomasia Gonçalves, maternos Bernardo da Cunha Cobra e Ana Izabel de Gouvea. Padrinhos esta e o Revdo Manoel Afonço Pereira.

CPA02, Lv. 15º  de Testamentos - Campanha da Princesa 1837-1838;
Registro do testamento com que faleceu Maria Joaquina de quem é testamenteiro Manoel Borges da Costa = falecida aos 10-12-1840
Eu, Maria Joaquina, f.l. de Bonifacio Borges da Costa e D. Maria Joaquina de Gouveia, já falecidos, n. da vila da Campanha.
Testamenteiros 1º Francisco Borges, 2º meu irmão Manoel Borges, 3º Manoel Marcolino.
Deixo por minha universal herdeira, por não ter herdeiros necessários, a minha sobrinha Maria Candida, filha de minha irmã Jeronima.
Legados: a minha sobrinha Joana, f. de Jeronima minha irmã 20$000; a m/sobrinha Rita, irmã das outras, filhas de minha irmã Jeronima; a minha irmã Jeronima 20$000; a Maria Joaquina, enjeitada da falecida minha mãe 20$000.
Freguesia do Rio Verde 29-04-1836 Maria Joaquina
Aprovação 29-04-1836
Abertura 10-12-1840
Desistencia 24-12-1840 Francisco Borges da Costa
Aceitação 25-12-1840 Alferes Manoel Borges da Costa, sendo nomeado 2º testamenteiro de sua irmã D. Maria Joaquina de Gouveia
1-2-2 Bonifácio, em 15-08-1772. Bonifácio Borges da Costa casou com Francisca Esméria de Santa Ana, natural de Aiuruoca, filha de José Luiz da Silva e Antonia Leonarda de Santa Ana.
B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 15-08-1772 Bonifacio, f.l. Bonifacio Borges da Costa e Maria Joaquina de Gouvea, ele n. da freg. de Piranga e ela n. desta, padr.: Domingos Borges da Costa, casado e Tomasia Gonçalves mulher de Miguel Borges da Costa avos paternos do mesmo batizado; maternos D. Ana Izabel de Gouvea, viuva e Bernardo da Cunha Cobra
         Francisca testou na Fazenda de São Bento em 13-01-1849 e faleceu aos 23-04 do mesmo ano. Sem geração legitima, reconheceu a filha natural:
B7: Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais), aos 21-03-1849 faleceu Francisca Esmeria de Sta. Anna, encomendada.
Testamento:
Eu, Francisca Esmeria de Sta. Anna (...), natural da Aiuruoca, filha legitima de Jose Luiz da Silva e Antonia Leonarda de Santa Anna, falecidos, atualmente sou moradora nesta freguesia de Tres Corações do Rio Verde.
Sou casada com Bonifacio Borges da Costa de cujo matrimonio nenhum filho tivemos,
Declaro que por fragilidade humana tive, quando solteira, uma filha por nome Anna Ritta da Silva que se acha casada com Jose Borges da Costa, portanto a instituo minha universal herdeira das duas partes de meus bens.
(...) cumpridas minhas disposições, sejam herdeiros dos remanescentes da minha terça os meus netos, filhos de minha filha Anna Rita que são: João = Constancia = Claudianna = Joaquim e Maria.
Testamenteiros: em 1º Francisco Borges da Costa, em 2º Antonio Pedro Gomes e em 3º meu marido Bonifacio Borges da Costa.
Fazenda de São Bento 13-01-1849
I- Ana Rita da Silva casada com José Borges da Costa (ou Bonifacio da Costa). Seus filhos foram legatários da avó materna:
I-1 João
I-2 Constancia
I-3 Claudianna
I-4 Joaquim
I-5 Maria

Bonifácio testou na Fazenda Bom Jardim em 12-12-1859 e faleceu aos 06-03-1865 com 82 anos. Reconheceu as filhas, tidas de Josefa e deixou legado a duas netas:
1-2-2-2-?-1 Claudiana
1-2-2-2-?-2 Rita
B7: Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) - Aos 06-03-1865 faleceu Bonifácio Borges da Costa, cc.(sic) Josefa de tal, idade 82 anos.
Testamento: eu Bonifácio Borges da Costa, f.l. de Bonifácio Borges da Costa e Maria Joaquina de Jesus, já falecidos, natural da freguesia de Campanha (...).
Declaro que fui cc. Francisca Esméria de Santa Ana, já falecida, de cujo matrimônio não tivemos filhos.
Declaro que tenho reconhecido por minhas filhas: Maria Magdalena; Ana Custódia; Alexandrina; Cândida e Carolina, filhas de Josefa, e como taes minhas herdeiras universais.
Testamenteiros: em 1º lugar minha filha Carolina; em 2º Alexandrina e em 3º Cândida.
Pedidos de missas pela alma dos pais, da mulher, dos irmãos.
Deixo a minha filha Maria digo filhas Candida, Alexandrina e Carolina a quantia de 50$000 a cada uma e as minhas netas Claudiana e Rita 20$000 a cada uma.
Legados pios.
(...) pedi a José dos Reis e Silva Resende de que este escreveu.
Fazenda do Bom Jardim, 19 de Dezembro de 1859.

1-2-2-1 Maria Magdalena
1-2-2-2 Ana Custódia
1-2-2-3 Alexandrina
1-2-2-4 Cândida
1-2-2-5 Carolina,

1-2-3 Manoel Borges da Costa aos 30-05-1799 casou com Ana Francisca de Jesus, filha de João Antonio da Fonseca Alvarenga e Francisca Teresa de Jesus, neta paterna de Domingos Francisco e Maria Rodrigues, neta materna de Diogo Garcia e Julia Maria da Caridade. Geração na família “Diogo Garcia”.
B7: Campanha-MG - casamentos - aos 30-05-1799 Capela Corações de Jesus Maria e Jose, Manoel Borges da Costa, f.l. de Bonifacio Borges da Costa e Maria Joaquina de Gouvea; = Anna Francisca de Jesus, f. de João Antonio da Affonseca e Francisca Teresa de Jesus. Ambos nts/bts nesta.
1-2-4 Jerônima teve pelo menos as filhas, legatárias de sua irmã:
1-2-4-1 Joana, legaáaria da tia Maria Joaquina.
1-2-4-2 Rita, idem.
1-2-4-2 Maria Cândida, universal herdeira da mesma tia.

1-3 Ana Gonçalves de Moraes, natural de Guarapiranga, casou com José Ferreira do Amaral, natural da freguesia de Ceremil Bispado de Viseu, filho de Manoel Ferreira e Rosalia do Amaral.
          José era viúvo de Maria Barbosa de Lima, filha de Domingos Jorge de Lima e Catarina Dias Teixeira. Geração na família “Domingos Jorge de Lima”.
          Ana e José tiveram os filhos batizados na Campanha, q.d.:
1-3-1 José em 18-11-1764.
Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 18-11-1764 matriz, Jose, f.l. Jose Ferreira do Amaral n. da freg. de Sermillo Bispado de Viseu e Ana Gonçalves de Moraes n. da freg. de Piranga deste bispado, padr.: Miguel Borgs da Costa  e s/m Tomazia Gonçalves de Moraes. Avos pat. Manoel Ferreira, falecido e Rosalia do Amaral, maternos Miguel Borges da Costa e Tomazia Gonçalves de Moraes.
         José Ferreira do Amaral em 1800 requereu dispensa de consanguinidade em 2º grau para se casar com Tomasia Clementina de Moraes. Geração em abaixo 1-6-1
Processo Matrimonial - Campanha-MG - Livro Misto 1791
www.familysearch.org (record search pilot)
Jose Ferreira do Amaral e Tomasia Clementina de Moraes - 28-08-1800
Os oradores Jose Ferreira do Amaral e Tomasia Clementina de Moraes, nts e moradores na freguesia da vila da Campanha da Princesa - impedimento de consanguinidade em 2º grau em linha colateral:
- Q. de Miguel Borges da Costa e Tomasia Gonçalves de Moraes nasceram Ana Glz de Moraes e Luiza Rosa de Moraes. Que daquela Ana nasceu o orador e desta Luiza a oradora

Depomento dos oradores
Furriel Jose Ferreira do Amaral, solteiro, n. da vila da Campanha da Princesa e ai mesmo morador, 35 anos e que vive de sua roca;
Tomasia Clementina de Moraes, solteira, n. da vila da Campanha e ai sempre moradora, 18 anos,

Testemunhas:
- Revdo Bernardo da Silva Lobo, n. da freguesia de S. Catano bispado de Mariana, morador na vila da Campanha da Princesa, de idade 66 anos. Que sabia pelo ver que de Miguel Borges da Costa e Tomasia Gonçalves de Mo 182 de Moraes nasceram Ana Gonçalves de Moraes e Luiza Roza de Moraes; que daquela Ana nasceu o orador Jose Ferreira do Amaral e de Luiza Rosa a oradora Tomasia Clementina de Moraes - consanguineos em 2º grau de linha transversal igual e ao 3º. A oradora se achava em companhia de seus pais o que tudo sabia pelo pleno conhecimento que tinha dos oradores e seus progenitores em razão de ter sido paroco nesta freguesia e nela com este exercicio mais de 30 anos.
-  Domingos da Silva Lobo; conhece a oradora e seus progenitores ha mais de 30 anos que reside nesta freguesia.

1-3-2 Ana Escolástica de Moraes, batizada aos 09-11-1766, foram seus padrinhos Domingos Borges da Costa e Maria da Conceição. Aos 19-10-1785 casou com Agostinho Gonçalves Mendes, natural de Pouso Alto-MG, filho de José Gonçalves Mendes e Izabel da Silva.
Campanha-MG - casamentos - aos 19-10-1785 Agostinho Gonçalves Mendes, f.l. de Joze Gonçalves Mendes e izabel da Silva, n/b na freguesia de Pouso Alto; = Anna Escolastica de Moraes, f.l. de Joze Ferreira do Amaral e de Ana Gonçalves de Moraes, n/b nesta.
1-3-3 Domingos, batizado aos 13-06-1769
Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 13-06-1769 Domingos de nove dias, f.l. Jose Ferreira do Amaral n. da freg. de S. Pedro de Semillo Bispado de Viseu e Ana Gonçalves de Moraes n, da freg. de Piranga deste bispado, np Manoel Ferreira e Rosaria do Amaral, maternos Miguel Borges da Costa e Tomasia Gonçalves de Moraes. Padr.: o mesmo Miguel Borges da Costa e s/filha Josefa Gonçalves.
1-3-4 Izabel, em 10-11-1771
Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 10-11-1771 Izabel de onze dias, f.l. Jose Ferreira do Amaral n. freg. S. Pedrp de Sermillo do Bispado de Viseu e Ana Gonçalves n. da freg. de Guarapiranga deste bispado. Avos pat. Manoel Ferreira e Rosalia do Amaral, maternos Miguel Borges da Costa e Tomasia Gonçalves, padr.: Revdo Domingos da Silva Lobo, e Quiteria solteira filha do dito Miguel Borges.
1-3-5 Miguel Caetano da Costa, com 28 anos em 06-09-1804 em Baependi casou com Francisca Silvéria Nogueira, filha natural do Cap. José Nogueira de Sá.
Baependi-MG: aos 06 setembro 1804 matriz - Miguel Caetano da Costa, br. 28 anos, com Francisca Silveria Nogueira, br. 22 anos.
Ele f.l. de Jose Ferreira do Amaral e Anna Gonçalves de Morais, n. e b. na freg. da Campanha da princesa.
Ela f. natural do capitan Jose Nogueira de Sá, exposta em casa de Jose dos Santos, n. e b. nesta freguesia.
1-4 Josefa Gonçalves de Moraes, batizada em 15-11-1750. Aos 02-08-1786 casou com Guarda Mor João Antonio da Fonseca Alvarenga, natural de Santa Cruz de Alvarenga Bispado de Lamego, filho de Domingos Francisco e Maria Rodrigues. Guarda mor era viúvo de Francisca Teresa de Jesus, filha de Diogo Garcia e Julia Maria da Caridade, com geração deste matrimônio na família “Diogo Garcia”.
B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 15-11-1750 Josefa, f.l. Miguel Borges e Tomasia Gonçalves Monis(sic), np Alf. Antonio Borges de S. Pedro de Athei Arc. Braga e s/m Maria Gonçalves da mesma freguesia, nm Custodio Gonçalves Nugueira n. de Chamoim Arc. de Braga e s/m Ana de Moraes Sodre da ilha de S. Sebastião Bispado do Rio de Janeiro; padr.: Cap. João Martins Ribeiro, e Maria Cardosa mulher de Baltazar Gomes Lima.

B7: Campanha-MG - casamentos - no oaratorio de S. Jose desta Freguesia aos 02-08-1786 o Guarda Mor Joam Antonio da Fonseca, viuvo de Francisca Teresa; = Josefa Gonçalves de Moraes, f.l. de Miguel Borges da Costa e Tomasia Gonçalves de Moraes, n/b nesta
1-5 Quiteria Gonçalves de Moraes, batizada em 20-05-1753. Aos 28-07-1785 casou com Sebastião de Moraes de Figueiredo Sarmento, viúvo de Adriana Maria.
B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 20-05-1753 Quiteria, f.l. Miguel Borges e Tomasia Gonçalves de Moraes, padr.: Manoel Monis Barreto e Madalena Cardoza

B7: Campanha-MG - casamentos - matriz aos 28-07-1785 Sebastião de Moraes de Figueiredo Sarmento, viuvo que ficou de Adriana Maria sepultada nesta matriz; = Quiteria Gonçalves de Moraes, f.l. de Miguel Borges da Costa e Tomazia Gonçalves de Moraes, n/b nesta matriz.

1-6 Luiza Rosa de Moraes, batizada em 14-09-1755. Casou com José Fernandes de Freitas, filho de João Fernandes de Freitas, falecido em 15-12-1757 (inventárioneste site) e sua segunda mulher Vitória Nunes da Silva; família “Antonio de Viveiros de Oliveira”
B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 14-09-1755 Luiza, a qual foi batizada em casa por Jose Correa, solteiro. É f.l. Miguel Borges e Tomasia Gonçalves Monis
Luiza e José tiveram, q.d.:
1-6-1 Tomasia Clementina de Moraes, com 18 anos em 1802, requereu dispensa de consanguinidade em 2º grau para se casar com José Ferreira do Amaral 1-3-1 supra.
         Viúva, Tomasia testou em 08-02-1847 e faleceu 20-04-1858.

Foram filhos do casal, segundo o testamento:
1-6-1-1 Eulina Cândida, casada com Domicianno Ferreira do Amaral. Seus filhos foram coherdeiro do tio Francisco.
1-6-1-2 José Ferreira do Amaral. Seus filhos foram coherdeiro do tio Francisco.
1-6-1-3 Nuno Ferreira. Seus filhos foram coherdeiro do tio Francisco.
1-6-1-4 Maria Teresa, já falecida em 1847, foi casada com Manoel Ferreira Campanham de cujo matrimonio existem dois filhos. Seus filhos foram coherdeiro do tio Francisco.
1-6-1-5 Francisco Ferreira do Amaral, herdeiro da terça. Casou com Maria Delfina das Dores, natural de Três Corações-MG, filha de Manoel Rodrigues da Costa e Delfina Cândida das Dores.
          Francisco testou no Rio Verde em 18-01-1869 e faleceu em 11-09-1870. Maria Delfina testou em 18-10-1870 e faleceu em 05-08-1881. Sem geração deixaram diversos legados aos sobrinhos e afilhados.
CPA 04, Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871
Registro do testamento com que faleceu Francisco Ferreira do Amaral, aos 11-7bro-1870, de quem é testamenteira sua mulher D. Maria Delfina das Dores.
Eu, Francisco Ferreira do Amaral, f.l. do Alferes Jose Ferreira do Amaral e D. Thomazia Clementina de Moraes, n/b nesta freguesia da cidade da Campanha. Sou cc. D. Maria Delfina das Dores de cujo matrimonio não temos tido filhos até o presente.
Testamenteiros: 1º a minha mulher D. Maria Delfina das Dores, 2º Francisco Antonio da Fonseca, 3º Jose Antonio da Fonseca.
Missas: por minha alma, pela de meus pais e de meus irmãos falecidos.
Deixo a minha meação em terras para a minha mulher para ter delas o usu fruto, por sua morte passará a meus sobrinhos, filhos de meus irmãos Jose Ferreira, Nuno Ferreira, Eulina Candida e Maria Thereza, sendo repartido por todos em igual parte.
Cumpridas as minhas disposições, instituo herdeira universal de meus bens a minha mulher D. Maria Delfina.
Rio Verde, 18-01-1869 Francisco Ferreira do Amaral.
Aprovação 21-02-1869
Cumpra-se e registre-se 11-09-1870
Abertura 11-09-1870

CPA 05, Testamentos - Campanha da Princesa 1872-1897
Registro do testamento com que faleceu D. Maria Delfina das Dores, a 05-08-1881, testamenteiro Francisco Antonio da Fonceca.
Eu, Maria Delfina das Dores, f.l  Manoel Rodrigues da Costa e D. Delfina Candida das Dores, n/b na freg. dos Três Corações do Rio Verde e de presente moradora nesta cidade da Campanha.
Fui cc. Francisco Ferreira do Amaral de cujo matrimonio não tivemos filhos.
Testamenteiros: 1º Francisco Antonio da Fonceca, 2º Jose Antonio da Fonceca, 3º Tenente João Antonio da Fonceca.
Legados: ao meu afilhado Antonio Rodrigues, cc. Anna Silveria dos Santos a quantia de 500$000 em terras; = a meus afilhados Jose e Victoria a quantia de 250$000 tambem em terras.
Cumpridas as minhas disposições, instituo herdeiros de meus bens que restarem aos meus afilhados Manoel Rodrigues da Costa, filho de meu finado irmão João Rodrigues da Costa e Anna Francisca de Jesus, e Maria, filha de Francisco Antonio da Fonceca em igual parte a cada um.
Fazenda do Limoeiro do Porquinho(?) 18-10-1870 Maria Delfina das Dores
Aprovação 18-10-1870
Abertura 05-08-1881
Aceitação 06-08-1881 Francisco Antonio da Fonceca

1-7 Miguel, batizado em 30-04-1758.
B7 Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 30-04-1758 Miguel, f.l. Miguel Borges da Costa n. freg de S. Pedro da vila de Athey Arc. Braga e Tomasia Gonçalves n. de Guarapiranga deste bispado; padr.: Jose Antonio da Froncona(?), solteiro e Ignez D’omingas mulher de Jose Moraes Goes
1-8 Antonio, batizado em 20-07-1760.
B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 20-07-1760 Antonio, f.l. Miguel Borges da Costa e Tomasia Gonçalves, np Antonio Borges e Maria Gonçalves todos nts da vila de S. Pedro de Atei Aec. Braga, nm Custodio Gonçalves Nogueira, filho de Braga e Ana de Moraes Sodre n. da Ilha de S. Sebastião Bispado de S.Paulo, padr.: Jose Ferreira Ribeiro, solteiro e Maria Barbosa de Lima mulher de Jose Ferreira do Amaral.
1-9 Joaquim Borges da Costa, batizado em 03-10-1762. Aos 27-02-1786 casou com Madalena Pimenta de Jesus, natural de Lavras, filha de Francisco Pimenta de Moraes e Petronilha Pinta Ramires.
B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 03-10-1762 Joaquim, f.l. Miguel Borges da Costa n. da freg. de S. Pedro de Ahtey Arc. Braga e Tomasia Gonçalves n. da freg. de Guarapiranga deste bispado; np Antonio Borges e Maria Gonçalves, nm Custodio Gonçalves Nogueira e Ana de Moraes Sudre, já defuntos; padr.: P.e Bernardo da Silva Lobo, e Domingas Gonçalves mulher de Jose Borges da Costa, todos desta freguesia.

B7: Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 27-02-1786 nesta matriz, Joaquim Borges da Costa, f.l. Miguel Borges da Costa e Thomasia Glz de Mores, n/b na freg. Campanha do Rio Verde; = cc.. Magdalena Pimenta de Jesus, f.l. Francisco Pimenta de Moraes e Petronilha Pinta Ramira, n/b freg. Lavras
Pais de, q.d.:
1-9-1 Joaquim Borges da Costa aos 20-07-1814 casou com Hipolita Tenorata Leonor da Vitória, filha de Jerônimo Pereira do Lago e Teresa Custódia de Jesus; família “Miguel Lopes da Silva”.
B7: Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 20-07-1814 Cap. S. Bento filial desta matriz, Joaquim Borges da Costa, f.l. de Joaquim Borges da Costa e Magdalena Maria de Js.; = cc. Ipolita Tenorata Leonor de Victoria, f.l. de Jeronimo Per.ª do Lago e Teresa Custodia de Js. Nts/bts nesta freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil.
1-10 Izabel, batizada em 06-10-1765.
B7:  Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 06-10-1765 Izabel, f.l. Miguel Borges da Costa n/b na freg. S. Pedro do Atei do Arc. Braga e Tomasia Gonçalves de Moraes n. de Guarapiranga deste bispado, np Antonio Borges e Maria Gonçalves, falecidos, maternos Custodio Gonçalves Nogueira e Ana de Moraes Sodre, falecidos, Padr.: Padre Bernardo da Silva Lobo e Ana Gonçalves mulher de Jose Ferreira do Amaral.
1-11 João Borges Leite, batizado em 14-05-1769. Aos 09-05-1790 casou com Luiza Francisca do Nascimento, filha de Luiz Collaço Moreira e Ana Maria de Jesus.
B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 14-05-1769 matriz, João, f.l. Miguel Borges da Costa n. freg. S. Pedro de Atei Arc. Braga e Maria Gonçalves de Moraes n. Guarapiranga deste bispado, np Alf. Antonio Borges da Costa e Maria Gonçalves, maternos Custodio Gonçalves Nogueira e Ana de Moraes Sodre. Padr.: Padre Bernardo da Silva Lobo e Maria da Conceição mulher de Antonio Martins da Costa.

B7: Campanha-MG - casamentos - aos 09-05-1790 na matriz, João Borges Leite, f.l. de Miguel Borges da Costa e s/m Thomazia Gonçalves de Moraes, já falecidos/ = Luiza Francisca do Nascimento, f.l. de Luiz Colasso Moreira e s/m Anna Maria de Jesus. Ambos os contraentes nts/bts nesta.
1-12 Angélica, batizada em 06-12-1772.
B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 06-12-1772 Angelica de onze dias, f.l. Miguel Borges da Costa n. da freg. de S. Pedro de Atei da comarca de Vila Real do Arc. Braga e Tomasia Gonçalves n. da freg. de Guarapiranga deste bispado, avos pat. Antonio Borges e Maria Gonçalves, maternos Custodio Gonçalves Nogueira e Ana de Moraes Sodre. Padr.: Padre Domingos da Silva Lobo, e Maria Joaquina mulher de Bonifacio Borges.

2- Domingos Borges da Costa, natural da freguesia de de S. Pedro de Athey comarca de Chaves Arc. de Braga, casou com Madalena Cardoso, natural de Aiuruoca, filha de Manoel Vaz Guimarães, natural da freguesia de S. Tomé termo de Guimarães e Antonia Cardoso, natural de Guaratinguetá-SP, neta paterna de Antonio Vaz e Ana Francisca, neta materna de João Rabello de Castro, natural da freguesia de Vieira Arc. Braga e Maria Bicuda natural de Guaratinguetá-S`. Geração na família “Sargento Mor Lourenço de Birto Leme”.

3- José Borges da Costa, natural da freguesia de de S. Pedro de Athey comarca de Chaves Arc. de Braga, casou com Domingas Gonçalves de Moraes, natural de Guarapiranga, filha de Custódio Gonçalves Nogueira e Ana de Moraes Sodre, já citados.
Pais de batizados em Campanha, q.d.:
3-1 José, em 15-12-1756.
B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 15-12-1756 Jose n. em 08 do dito mes, f.l. Jose Borges da Costa n. freg. S. Pedro de Athey comarca de Vila Real Arc Braga e Domingas Gonçalves Moraes n, da freg, de Guarapiranga deste bispado, np Antonio Borges da Costa e s/m Maria Gonçalves nts da dita freg. de Athey, nm Custodio Gonçalves Nogueira n. da cidade de Braga e s/m Ana de Moraes Sudre n. da Ilha de S. Sebastião Bispado de Angra, padr.: L.do Jose de Azevedo cc em Portugal, e Inacia Antonia, solteira filha do defunto Cristovão de Faria.
3-2 Maria, em 27-09-1758.
B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 27-09-1758 Maria, f.l. Jose Borges e Domingas Gonçalves de Moraes, naturalidades e avós ficam em outro assento a folhas 134, padr.: Domingos Dias Chaves, solteiro e Francisca Leme da Silva mulher de Mateus Machado.
3-3 Ana Francisca de Oliveira, batizada em 09-06-1760. Aos 27-05-1789 casou com Antonio Pinto de Moraes, natural de Lavras do Funil, filho de Francisco Pimenta de Moraes e Petronilha Pinta Ramires já citados.
B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 09-06-1760 Ana, f.l. Jose Borges da Costa n. de S. Pedro de Athey Arc. Braga e Domingas Gonçalves de Moraes n/b na freg. de Guarapiranga deste bispado, padr.: Padre Bernardo da Silva Lobo, e Izabel Caetana de Faria, solteira e filha de Cristovão de Faria já defunto. Avos paternos Antonio Borges da Costa e Maria Gonçalves já defunta, maternos Custodio Gonçalves Nogueira e Ana de Moraes Sodré, já defuntos.

B7: Campanha-MG - aos 27-05-1789 na Ermida de S. José do Dr. Vigario da Vara Jose Bernardo da Costa. Antonio Pinto de Moraes, f.l. de Francisco Pimenta de Moraes e Petronilha Pinta Ramires, n/b na freguesia de Lavras do Funil; =  cc Anna Francisca de Oliveira, f.l. de Jose Borges da Costa e Domingas Gonçalves de Moras, n/b nesta
3-4 Joaquim, em 14-04-1762.
B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 14-04-1762 matriz, Joaquim, f.l. Jose Borges da Costa n. freg. S. Pedro de Athey Arc.  Braga e Domingas Gonçalves de Moraes n. freg. Guarapiranga deste bispado, np Antonio Borges da Costa e Maria Gonçalves, já defunta, maternos Custodio Gonçalves Nogueira e Ana de Moraes Sodre, já defuntos, padr.: João Antonio de Azevedo, solteiro e Maria Borges, solteira filha de Miguel Borges da Costa.
3-5 Antonio Borges da Costa, batizado em 17-11-1763. Aos 29-10-1788 casou com Ana Francisca de Souza, natural de Baependi, filha de Manoel Rodrigues de Siqueira e Maria Francisca de Souza.
B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 17-11-1763 matriz, Antonio, f.l. Jose Borges da Costa n/b na freg. de S. Pedro de Atei do Arc. Braga e Domingas Gonçalves e Moraes n/b na freg. de Guarapiranga deste bispado, np Antonio Borges da Costa e Maria Gonçalves, falecida; nm Custodio Gonçalves Nogueira, falecido e Ana de Moraes Sodre, falecida. Padr.: Domingos Borges da Costa, e Tomasia Gonçalves mulher de Miguel Borges a Costa.

B7: Campanha-MG - casamentos - ermida da Campanha aos 29-10-1788 Antonio Borges da Costa, f.l. de Jose Borges da Costa e Domingas Gonçalves de Moraes, n/b nesta = Anna Francisca de Souza, f.l. de Manoel Rodrigues de Siqueira e Maria Francisca de Souza, n/t freguesia de Baependi.
3-6 Manoel, em 05-03-1766.
B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 05-03-1766 mariz, Manoel, f.l. Jose Borges da Costa n/b na freg. de S. Pedro de Atei da comarca de Vila Real Arc. Braga e Domingas Gonçalves de Moraes n. freg. Guarapiranga deste bispado, np Antonio Borges da Costa e Maria Gonçalves, falecida, maternos Custodio Gonçalves Nogueira e Ana de Moraes Sodre, falecidos; padr.: Jose Ferreira do Amaral, casado e Tomasia Gonçalves de Moraes mulher de Miuel Borges da Costa.
3-7 Francisco, em 01-03-1768.
B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 01-03-1768 Francisco n. aos 03-02, f.l. Jose Borges da Costa n. freg. S. Pedro de Atei Arc. Braga e Domingas Gonçalves de Moraes n. freg. Guarapiranga deste bispado, npat Antonio Borges da Costa e Maria Gonçales, falecidos e nts da mesma freg. de S. Pedro de Atei, maternos Custodio Gonçalves Nogueira e Ana de Moraes Sodre, falecidos; padr.: L.do Francisco Jose de Mattos, solteiro e Brizida Sobrinha mulher de Manoel Ferreira Campanhã.
3-8 João Custódio Gonçalves,  Maria Bernarda da Conceição, filha de Manoel de Souza Teixeira e sua segunda mulher Maria de Araújo Cortes; família “Mateus Fernandes Agostim”.
B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 31-10-1771 João Custodio de dez dias, f.l. Jose Borges da Costa n. da freg. S. Pedro de Atei comarca da Vila Real ARc. Braga e Domingas Gonçalves de Moraes n. da freg. de Guarapiranga deste bispado, np Alf. Antonio Borges da Costa e Maria Gonçalves, falecidos, maternos Custodio Gonçalves Nogueira e Ana de Moraes Sodre, falecidos. Padr.: João Alvares Carneiro, casado e Maria da Silva mulher do Furriel Manoel da Silva Passos.

B7: Campanha-MG - casamentos - aos 23-11-1803 Joam Custodio Gonçalves, f.l. de Jose Borges da Costa e Domingas Gonçalves de Moraes, já falecidos, = Maria Bernarda da Conceição, f.l. de Manoel de Souza Teixeira, já falecido, e Maria de Araujo Cortes. Nts/bts nesta.




Resumo genealógico:

1) Manuel Nunes Gouveia+ Rosa Leme do Prado
1.1 - Ana Isabel de Gouvea + Bernardo da Cunha Cobra
    1.1.1 - Maria Joaquina de Gouvea + Bonifácio Borges da Costa (filho de Miguel Borges da Costa  e de Tomázia Gonçalves de Morais, sendo Bonifácio, filho de Antônio Borges da Costa e de Maria Gonçalves....
            1.1.1.1 - Manuel Borges da Costa +  Ana Francisca de Jesus (*)
                       1.1.1.1.1 -  Francisca de Paula Galdino
                                     2 -  Adriana Maria de Jesus
                                     3 -  Francisco Borges da Costa
                                     4 -  Antônio Borges da Costa
                                     5 -  Joana Vitória de Jesus
                                     6 -  Alexandrina Maria de Jesus
                                     7 -  Feliciana Maria de Jesus
                                     8 -  Inácio Borges da Costa
                                     9 -  Maria do Carmo de Jesus
                                    10 - Cândida Maria de Jesus 
                                    11 - José Borges da Costa  (fal. ainda menino) 
O destaques em azul representam as filhas que se uniram aos filhos de Vicente da Silva Leme.

(*) - Ana Francisca de Jesus, filha de Francisca Tereza de Jesus e de João Antônio da Fonseca, neta pelo lado materno de Júlia Maria da Caridade e de Diogo Garcia da Cruz. (ver na pasta "As Ilhoas)
NOTA : João Antônio da Fonseca, de Ana Francisca,   foi nomeado Guarda-Mor de Conceição do Rio Verde em 1780.
Viúvo se casou com Josefa Gonçalves de Morais filha de Miguel Borges da Costa e Tomásia Gonçalves de Morais.



Veja um slide show com fotos de alguns dos nossos parentes (clique)

Quem sou eu

Minha foto
Servidor Público, Bel em Direito, gosto de genealogia.