Pesquise nome assunto

pesquise aqui nome ou assunto desejado.
Quem entra nessa de genealogia é preso pelos antepassados nos seus tempos e de lá não consegue mais sair!
Fazer pesquisas genealógicas e fazer uma viagem no tempo.

OS CUNHA GAGO e outros antepassados.

A origem daquele de quem herdamos o sobrenome vinha de Guilherme da Cunha Gago e de Mécia da Veiga Leme, conforme trabalho de José Guimarães (Lemes) e do Pe. José do Patrocínio Lefort.

Guilherme era filha de Manoel da Cunha Gago (? falecido em 1744) e de Maria Bicudo (ou Maria Bicuda, como de costume da época de dar gênero feminino ao sobrenome quando este era dado às descendentes).

Descobri na Genealogia Paulistana que Guilherme da Cunha Gago também fora casada com Brígida Sobrinha de Aguiar, com a qual teve um filho que deu o seu nome, Guilherme da Cunha Gago, este vindo a se casar om Rosa de Godoy em 1747.
Guilherme da Cunha Gago, o velho, teve com Mécia da Veiga Leme* o filho José da Silva Leme, patriarca da Família Silva Lemes, pagina principal deste blog.
* Mécia, com a morte de Guilherme, casou-se em segundas núpcias com Manoel Machado de Souza.Vinda de Mogi das Cruz - SP, morou em Baependi-MG no lugar chamado Palmital entre 1732 a 1739 , tendo tido o seu filho José com Guilherme da Cunha Gago por volta de 1737(data do seu batizado naquela cidade) - datas ainda a serem confirmadas pois parece haver um choque de datas entre os dois Guilhermes que aparecem na árvore. Pois, um Guilherme teria se casado por volta de 1747 com Brígida, conf. Genealogia Paulistana. Deduzi que o Guilherme aqui citado neste casamento estaria com 10 anos quando o seu meio-irmão José da Silva Lemes nasceu..
Outro problema a identificar é o pai de Guilherme, Manoel da Cunha Gago, nome este citado por várias vezes no trabalho de Luiz Gonzaga da Silva Lemes, a Genealogia Paulistana. Qual deles seria o pai de Guilherme?

A genealogia dos Cunha Gagos:


As referências mais antigas que temos dos Cunha Gago nos levam ao casal  Henrique Cunha e Felipa Gago, moradores da Galicia, hoje parte da Espanha, o que talvez justifique a orgem dos sobrenomes Cunha  e Gago.
Eles desembarcaram em S.Vicente - SP no ano de 1531
Henrique da Cunha Gago, talvez o primeiro varão, herdou o nome do pai, como de costume e com certeza a maior parte dos bens da família de acordo com o sistema da época nasceu no Brasil, (S.Vicente).Foi este casado com Izabel Fernandes e em segundas núpcias com Catharina de Unhate (filha de Luiz de Unhate de Maria Antunes).E, por último, com Maria de Piña, viúva de José de Almeida.
Em primeiras núpcias Henrique, o velho, teve com Izabel Fernandes (descendente de índios, cuja mãe Méssia Fernandes * ou Méssia Assu  era descendente de um Cacique importante e de dois náufragos portugueses),  João Gago da Cunha que veio se casar com Catharina do Prado  filha de João do Prado e Felipa Vicente) que, provavelmente têm seus uma  de suas descendentes na nossa árvore aqui em estudo........................Por enquanto vamos especular que sua filha Maria da Cunha que se casou com Jerônimo da Veiga, seja a origem de Mécia da Veiga Leme, esposa de Guilherme da Cunha Gago, pai de José da Silva Leme, patriarca da Família objeto deste blog na página principal.

Deste temos um descendente de mesmo nome Henrique da Cunha Gago, o moço ( para diferenciar) casado com Mécia Vaz Cardoso  e pais de um Manoel da Cunha Gago que se casara com Maria Rodrigues Garcia( casado em segundas núpcias com Maria Bicudo, seria o pai de nosso avô Guilherme Cunha Gago (hipótese nº 1).
Henrique, o velho, teve com Catharina de Unhate, pelo menos, outro filhos que levou o seu sobrenome: Antônio da Cunha Gago que se casou com Matha Miranda e tiveram filhos, entre eles Bartholomeu da Cunha Gago casado  com Maria Portes del Rey


.Méssia Fernandes, conforme alguns pesquisadores de genealogia e de história do Brasil Colônia,
http://www.desena.com.br/persons/person411.html
http://static.icmc.org.br/files/newsletters/Livro_formatado.pdf
http://buratto.org/paulistana/Pires_4.htm
http://www.oocities.com/genealogiaa/pafc15.htm#869C2
http://www.jbcultura.com.br/gde_fam/pafg69.htm#1650

Quem sou eu

Minha foto
Servidor Público, Bel em Direito, gosto de genealogia.